Portugal alcançou a melhor classificação de sempre em Campeonatos da Europa de andebol, um fantástico 6º lugar, sendo a grande sensação da competição.

Portugal estava inserido no grupo D, juntamente com uma das anfitriãs da competição, a Noruega, a Bósnia e a poderosa França. O cenário não era o mais favorável mas a armada lusa mostrou estar à altura do desafio.

A Seleção Nacional estreou-se na prova com uma fantástica vitória sobre a França por 28-25. Seguiu-se uma vitória sobre a Bósnia e, já com a qualificação para o Main Round garantida, Portugal perdeu com a Noruega no terceiro e último jogo da fase de grupos.

Após um fantástico apuramento para a fase seguinte, o objetivo estava traçado: conseguir a melhor classificação de sempre num Campeonato da Europa, que era até agora o 7º lugar.

Portugal iniciou o Main Round com uma fantástica vitória sobre a Suécia, por uma diferença de 10 golos (35-25). Seguiram-se depois duas derrotas com a Islândia e a Eslovénia, que afastaram o sonho das meias-finais.

Uma vitória sobre a Hungria dava, no entanto, a possibilidade de alcançar o principal objetivo, fazer o melhor registo de sempre em Europeus, e Portugal não tremeu. No jogo decisivo, venceu os húngaros por 34-26, e apurou-se para o jogo de atribuição do 5º e 6º lugar.

A Seleção Nacional acabou por se despedir do Europeu com uma derrota frente à Alemanha, terminando a prova no 6º lugar, mas que em nada mancha a fantástica prestação que Portugal teve na competição.